sexta-feira, 23 de outubro de 2015

7 estratégias para aumentar a satisfação dos seus clientes no e-commerce

Para obter sucesso em qualquer negócio, é fundamental ter estratégia e planejamento. O empresário precisa estar sempre se capacitando, buscando novos conhecimentos e conferindo tendências do mercado.

O CEO da Tracksale, Tomás Duarte, em uma palestra para o Fastcommerce.tv, fala de 10 estratégias para aumentar a satisfação dos clientes no e-commerce. As dicas foram inspiradas em cases de sucessos de empresas do mercado e são baseadas em métricas e indicadores que mostram a importância de medir a satisfação dos clientes de um negócio.

Confira as principais dicas:

1. Um ótimo serviço ao cliente começa com empregados felizes
Fazer empregados defensores da marca é a melhor defesa contra o mau serviço ao cliente. Logo, o CEO defende que é importante proporcionar uma boa experiência de trabalho para seus funcionários para que eles vendam melhor o seu produto.

2. Se preocupe com todos os detalhes
Como exemplo, Tomás cita a Disney, que é uma empresa preocupada com todos os detalhes da experiência do cliente, o que faz muita diferença. Se as empresas se preocuparem mais com os detalhes, a tendência é que os indicadores de satisfação dos clientes subam.

3. Não se esconda atrás da tecnologia
Isso significa que as empresas que estão muito próximas da tecnologia, como startups, e-commerce, entre outras, esquecem de vivenciar a experiência real do cliente, o que pode gerar alguns problemas. Logo, o CEO recomenda que os empresários não se prendam à tecnologia e saiam dos escritórios e dos computadores para entender melhor como se comportam os clientes.

4. Elimine a ausência de expectativa. Construa confiança com transparência
“As pessoas são movidas por expectativas, logo, a ausência de expectativa gera uma frustração”, comenta Tomás. Logo, quando a empresa não gera expectativa nenhuma, isso gera um desconforto para o cliente. É preciso comunicar onde está o produto que o cliente pediu, quando tempo leva para a entrega ser realizada, entre outras coisas.

5. Utilize métricas para mensurar e evoluir a satisfação de seus clientes
No Brasil, 70% das empresas não mensuram a satisfação dos seus clientes. Dessa forma, a empresa não sabe como os seus consumidores estão se sentindo com relação aos seus produtos e serviços, logo, não sabem como melhorar.

6. Vivencie experiências com seus concorrentes
Quando você vive essas experiências de concorrências, você descobre as estratégias boas e ruins do mercado e sabe melhor como agir.

7. Tenha um tempo de resposta campeão
Segundo Tomás, esse é um dos pontos mais importantes para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.  Quanto menos tempo você demora para atender o cliente, desde o início da solicitação, maior a satisfação dele.

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