quarta-feira, 29 de abril de 2015

Instagram e Pinterest: as redes sociais que mais combinam com a moda

Já sabemos que as redes sociais se tornaram muito mais que um espaço para socialização. Hoje, elas são grandes aliadas para empresas que buscam um contato maior com o público. Todo negócio precisa estar presente em uma mídia social, mas um erro comum é achar que a empresa precisa estar em todas elas. Diferentes tipos de negócios se encaixam com diferentes meios de comunicação. É possível escolher a rede social de acordo com os diferentes segmentos do comércio e, então, usa-la como parceira estratégica.

Como a moda é um segmento muito visual, o seu público gosta de imagens. As redes sociais que se destacam nesse cenário são o Instagram e o Pinterest. Conheça a diferença entre as duas:

O Instagram é um aplicativo em que é possível postar fotos e vídeos. O mais interessante é que nesta rede, os usuários podem interagir, curtindo e comentando as publicações. Assim, a empresa pode dialogar com seu público, pedir sugestões, dar dicas de moda e muito mais. O cliente adora ser ouvido, por isso, utilizar o instagram como uma rede em que ele ter espaço para falar pode ser uma ótima estratégia. Outra vantagem da rede é que ela permite o uso de hashtags, que servem para agrupar assuntos.

O Instagram faz muito sucesso no Brasil e o país representa a segunda maior comunidade da rede social do mundo. São 300 milhões de usuários ativos que postam cerca de 70 milhões de fotos e vídeos por dia.


O Pinterest é um grande mural onde é possível criar catálogos com imagens de grupos distintos. A rede permite que os usuários salvem o que mais gostam para comprar ou ver no futuro. O usuário vê uma bolsa bonita na loja virtual e, se o site tiver essa opção, ele “pina” para o mural dele no Pinterest. Geralmente as pessoas “pinam” produtos que acham interessantes e que pretendem consumir um dia. Assim, muitas vezes o Pinterest funciona como uma “lista de desejos”. Além disso, é possível criar um catálogo próprio de bolsas para depois escolher qual comprar.

Segundo o GlobalWebIndex 2014, o Pinterest foi a rede social que mais cresceu no ano passado, ampliando em 54% o número de membros e em 97% o de usuários ativos.




É importante lembrar que as redes sociais trouxeram uma nova forma de os consumidores se relacionarem com as marcas. A expectativa é que seja estabelecido um diálogo, uma relação nos dois sentidos. É preciso estabelecer com o usuário uma conversa que tenha contexto e seja interessante. Além de ajudar nas vendas, essa prática vai facilitar o processo de identificação do cliente com a sua marca.

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