quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dia do empreendedor

O feriado de 1º de maio, o Dia do Trabalho, é comemorado em vários países do mundo e representa a luta de trabalhadores ao longo dos anos.

Conheça a História
A data é lembrada porque, em 1886, ocorreu uma manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, para reivindicar a redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas diárias. A greve paralisou o país. Nos dia 3 e 4 de maio, alguns manifestantes morreram e vários ficaram feridos por causa de conflitos com policiais. Os protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos depois, na França, a central sindical decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias. 1º de maio foi a data escolhida, em homenagem às manifestações em Chicago. Em 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1º de maio como feriado nacional. Um ano depois, em 1920, a Rússia também adotou o dia como feriado. Hoje, diversos países adotam 1º de maio como Dia do Trabalho, sendo feriado em muitos deles. Os Estados Unidos passaram a comemorar a data em setembro, para não relembrar os conflitos de maio de 1886.

No Brasil, a data só foi consolidada em 1925, no governo de Artur Bernardes, mas foi só a partir do governo de Getúlio Vargas que o dia passou a ser comemorado com festas populares e celebrações. Antes, o feriado era considerado um momento para protestos e críticas às estruturas do país.

O trabalhador hoje 
De tempo para cá, o trabalhador brasileiro conquistou diversos benefícios. Mas precisou lutar muito para isso. Até hoje, é preciso de muita determinação para alcançar o sucesso no trabalho. O empreendedor, um trabalhador que gosta de desafios e luta para o sucesso do seu negócio, precisa desenvolver diversas características para chegar lá. Conheça algumas atitudes imprescindíveis do empresário:

  1. Busca de oportunidade e iniciativa
  2. Persistência
  3. Correr riscos calculados
  4. Exigência de qualidade e eficiência
  5. Comprometimento
  6. Busca de informações
  7. Estabelecimento de metas
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
  9. Persuasão e rede de contatos
  10. Independência e autoconfiança 


O Sebrae deseja um feliz Dia do Trabalho para todos os empreendedores do Brasil, que lutam diariamente por oportunidades e pelo sucesso do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário