terça-feira, 29 de abril de 2014

As 5 características dos empreendedores de sucesso

Fonte: Revista PEGN  (adaptado)


Veja abaixo algumas atitudes que são comuns aos empreendedores de sucesso em qualquer parte do mundo, e diante de qualquer situação econômica.
1. Flexibilidade: Estudos demonstram que grande parte dos empreendedores não possuem objetivos claros sobre o que será o negócio. Tipicamente, aqueles mais bem-sucedidos encaram o ato de empreender em um negócio específico como uma das infinitas possibilidades que lhe são apresentadas. Na medida em que a empresa se desenvolve, novas idéias, novos recursos, novos parceiros entram em jogo - e, com isso, evoluem também os objetivos pensados inicialmente. Pouco a pouco, o empreendedor passa a entender cada vez mais de seu negócio, o que viabiliza a definição de estratégias mais adaptadas aos novos ambientes que se apresentam. 

2. Conservadorismo: Os empreendedores bem-sucedidos arriscam apenas naquilo que estão dispostos a perder. Gastam o mínimo possível no começo, apenas para testar uma ideia, ganhar um pouco de confiança e ir em frente. 

3. Bons relacionamentos: Os empreendedores de sucesso conseguem criar relações frutíferas com indivíduos que podem trazer uma informação inédita, estão dispostos a comprar o seu produto/serviço ou podem até mesmo dar uma dica para mudar a cor do website. Nesse sentido, os empreendedores não têm vergonha de contar para as pessoas o que fazem. Depois de contar sobre o negócio, dão muita atenção a qualquer dica ou conselho que lhes é dado.

4. Confiabilidade: A regra é simples. Os empreendedores de sucesso prometem aquilo que podem entregar – e entregam. Este é um dos elementos mais cruciais para os donos de negócio. A confiança é um dos maiores recursos que empreendedores utilizam para cultivar qualquer tipo de relação.

5. Proatividade: Os empreendedores de sucesso dão a largada. Para eles, “mais vale um único cliente real (que paga, deve etc) que mil potenciais”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário