quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Iluminação da vitrine

Fonte: Portais da Moda/NovoNegócio


O segundo post da série de dicas “Como decorar a vitrine de sua loja”, do Blog do Comércio Varejista Sebrae, ensina como fazer a iluminação da vitrine, tornando os produtos mais visíveis e destacados.

Na decoração da vitrine, é preciso  ter certeza de que a mesma está bem iluminada, de forma que chame a atenção. Muitas vezes, as luzes não são tão boas ou não estão na posição correta e deixam sombras, por isso, analise a incidência da luz do dia no lugar, se prejudica ou não a visualização do seu produto, para depois ver se será necessário investir em luzes mais intensas e artificiais.

As luzes amareladas são as mais usadas na decoração de vitrines de lojas em shoppings ou para serem ligadas no período noturno. As luzes do tipo dicroica são as melhores e mais usadas por vitrinistas profissionais pela tonalidade de luz que emitem, um amarelo intenso que parece luz do sol, mas não tão forte, ressaltando as cores de tecidos e objetos. Fique atento com o consumo de energia, sempre que possível procure as opções de LED para os tipos de luzes citadas.
O branco é uma tonalidade de luz forte e por isso, não é indicado para vitrine, a menos que seja em vitrines altas em que a iluminação não se concentre em apenas um objeto, entre manequins, por exemplo.
Quanto à posição das luzes, vai depender bastante de como os objetos estão dispostos na vitrine e de que tamanho eles são. Se forem manequins de roupas, uma iluminação de cima para baixo é a ideal. Já falando em sapatos ou produtos pequenos, usa-se uma iluminação em pontos laterais ou abaixo dos mostruários. Já em objetos para o lar, quando mais espaçados e em maior quantidade as lâmpadas estiverem melhor.
Entretanto, são apenas dicas de iluminação que estamos sugerindo, você pode colocar as luzes da forma que acreditar ser melhor ou que mais valorizem seu produto, porque valorizam a cor do item.

Acesse o EAD do Sebrae e conheça o curso Gestão do Visual de Loja, um dos conteúdos é sobre a importância da iluminação na vitrine. 

Não deixe de ler a matéria de amanha sobre como escolher objetos para decorar a vitrine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário