segunda-feira, 9 de setembro de 2013

8 dicas para impulsionar as vendas no varejo

Fonte: PEGN


Ganhar dinheiro com vendas pode até parecer simples – mas só parece. A conquista dos clientes depende muito do esforço que cada gestor aplica em sua loja, da motivação que passa à equipe e das parcerias que firma.
Saiba como alavancar as vendas de sua empresa com as recomendações de Alexandre Prates, especialista em estratégias de gestão e vendas para pequenas e médias empresas e sócio do Grupo Alquimia.
1. Busque parcerias
Identifique quais são as empresas que têm mais interação com o público que você deseja atrair e firme parcerias com elas. Pode ser uma academia, um restaurante ou qualquer local que seus potenciais consumidores frequentem. “Fazer parcerias amplia a visibilidade da marca, permite comunicação com o público-alvo e custa pouco”, afirma Prates. Segundo ele, a melhor parceria é aquela que aumenta o ticket médio e melhora a imagem da empresa.
2. Faça networking
Antes de firmar parcerias, é preciso saber quem contatar para concretizá-las. “Descubra onde os donos de outros estabelecimentos vão e passe a frequentar esses locais também. Conheça essas pessoas, converse com elas. Isso abrirá portas”, indica Prates. Além disso, vale travar contato com pessoas influentes, como o dono de um jornal local ou de um restaurante bacana, por exemplo. “Esses contatos não necessariamente vão comprar seus produtos, mas poderão falar bem dele.”
3. Esteja presente
É essencial tornar a empresa conhecida no ambiente do público-alvo. Para saber onde esses possíveis clientes estão, você terá de pesquisar. Busque entender como seu público pensa, o que consome, o que sente, como vive. Feito isso, a empresa deve mapear onde essas pessoas estão e marcar presença de maneira criativa. “Investir no fortalecimento da imagem torna a empresa desejada”, afirma Prates.
4. Divulgue de modo eficaz
A divulgação em massa pode ser feita por meio de outdoors, cartazes, revistas ou qualquer meio que atinja uma grande parcela da população, mas isso não exclui a necessidade de uma abordagem mais pontual. “As pessoas são bombardeadas todos os dias por muitas informações. Então, para se destacar, a saída é personalizar”, afirma o especialista. E há várias maneiras de fazer isso, segundo Prates. Uma delas é direcionar uma comunicação para determinado condomínio, o que pode ser mais efetivo do que sair distribuindo milhares de panfletos aleatoriamente. “As redes sociais também podem tornar a empresa conhecida de maneira rápida, barata e eficiente.”
5. Exceda as expectativas do cliente
“O ápice de qualquer empresa é o reconhecimento de um bom atendimento”, ressalta Prates. O importante não é apenas se preocupar em vender, mas sim em vender a coisa certa para cada um. De acordo com o consultor, um freguês bem atendido pode recomendar ou não a empresa. Mas, quando o atendimento é espetacular, ele certamente recomendará o estabelecimento.
6. Invista no atendimento
Embora todo mundo saiba que o bom atendimento é um dos fatores primordiais para a satisfação dos clientes, muitas empresas ainda pecam nesse quesito. “Isso pode acontecer por fatores como mão de obra precária, treinamento ineficiente e falta de um processo criterioso de atendimento”, diz Prates. Uma boa experiência de compra envolve atenção, benefícios, brindes ou vantagens que estimulem o consumidor a fechar negócio naquele momento.
7. Motive a equipe
“Venda é motivação, cobrança e reconhecimento diários. É para quem tem entusiasmo para lidar com pessoas e engajá-las”, afirma Prates. Para estimular a equipe, o líder deve provar que a meta vale a pena. E o funcionário entende isso quando é premiado pelos objetivos atingidos. O reconhecimento pode vir tanto por meio de comissões, por exemplo, como ter um foco mais emocional – vale elogio em público, feedback positivo ou demonstração de confiança.
8. Lidere
De todas as dicas, essa é considerada vital pelo consultor. “À frente de times de alto desempenho sempre há bons líderes que fazem as pessoas brilharem”, afirma Prates. As lojas que apresentam grandes resultados, segundo ele, são aquelas onde o dono está presente, e não apenas investindo dinheiro no negócio. “Uma grande empresa se faz com uma equipe bem liderada."

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