quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dicas para o empreendedor que quer atuar no segmento de informática


No mundo moderno em que nos encontramos hoje, a grande maioria da população ativa economicamente possui um computador em casa. Montar uma loja de informática é um dos negócios de varejo  que podem ser promissores atualmente. Para começar  é preciso verificar a concorrência e fornecedores para o segmento, pois, o cliente em algum momento precisará de  acessórios ou peças de reposição como fones de ouvido, mouse, teclado, memórias, HD, entre outras, além do computador.

Confira cinco dicas  para montar uma loja de suprimentos de informática:

- Licenças para montar uma loja de informática
Como em todo estabelecimento comercial, é preciso ter empresa jurídica registrada para assim poder funcionar e emitir nota fiscal aos clientes. O processo deve ser feito com a ajuda de um contador, pois terá que entrar em contato com a Receita Federal e a Prefeitura da Cidade para as taxas de estabelecimento comercial local. É preciso ainda registrar o estabelecimento na junta comercial da cidade.

- Loja Virtual
Além do espaço físico é possível montar também uma loja virtual de informática. As lojas virtuais de informática continuam sendo uma ótima opção de criação de um comércio eletrônico e com um modelo de negócio bem ajustado, podem trazer resultados surpreendentes. É importante se atentar para o nicho de mercado já que, em qualquer e-commerce, a participação dentro de um nicho de mercado faz muita diferença. Seja um referencial dentro de um determinado segmento como, por exemplo, armazenamento de dados, memórias, monitores. As lojas virtuais de informática de maior sucesso são justamente as que trabalham explorando um ou dois segmentos específicos. Isso as torna um referencial neste tipo de produto em termos de vendas pela Internet.

- Onde comprar produtos para loja de informática
Para montar uma loja de informática pequena, muitas vezes você terá que comprar dos distribuidores, pois os fabricantes preferem vender em grande quantidade. Existem distribuidores de produtos de informática no Brasil inteiro e que enviam para todos os estados, assim você poderá pesquisar com diversos fornecedores com o objetivo de conseguir produtos e peças de reposição com o menor preço possível. Lembre se que uma boa venda começa com uma boa compra.

- Plano de marketing para  a loja de informática
Além de montar a loja de informática , elabore um bom plano de marketing. Segundo lojistas do segmento,  uma boa dica é divulgar as promoções da loja, colocando alguns produtos com margens pequenas para atrair consumidores, que com o bom atendimento e produtos poderão se tornar clientes fiéis e ainda indicar para amigos e parentes. Por ser um setor altamente competitivo, use a criatividade em suas promoções. Se tiver loja virtual, participe de comparadores de preços segmentados e outros do setor para ter um tráfego mais qualificado e com maior retorno do seu investimento no marketing digital.





Nenhum comentário:

Postar um comentário