quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dicas para ganhar o cliente

Fonte: Economia UOL

A fidelização do cliente é o maior benefício de estreitar a relação com ele, segundo o consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) Gustavo Carrer. Além de comprar, o consumidor recomenda a empresa para pessoas do seu círculo de amizades.
 "O maior nível de fidelização é quando o cliente passa a ser um advogado do negócio, defendendo-o diante de críticas negativas", diz.
Confira abaixo 5 dicas para conquistar o cliente e chegar a este nível:

Cadastro em dia
A criação de um cadastro é importante para dar tratamento especial ao cliente. A empresa pode mandar um e-mail ou ligar dias antes do aniversário dele para cumprimentá-lo ou mesmo para anunciar uma oferta ou desconto.

Adaptação do negócio
O negócio é quem deve se adaptar ao cliente e não o contrário. Procure ouvir opiniões e sugestões dele sobre novos produtos e melhorias na empresa.

Canais de comunicação
Ofereça meios para o consumidor se comunicar com a empresa. Pode ser por meio de uma caixinha de sugestão ou com mensagens nas redes sociais.

Resposta rápida
Quando o cliente envia uma dúvida, crítica ou sugestão, a resposta tem de ser rápida. Nos meios digitais, deve ser no mesmo dia. Já uma carta pode ser respondida em até uma semana.

Treinamento da equipe
De nada adianta o esforço do dono se seus funcionários não conhecem a cultura e os valores da empresa. Treine a equipe para abordar o cliente da maneira correta e acompanhe o dia a dia do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário