sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como construir uma marca sólida para sua startup

Fonte: PEGN (adaptado)

Um dos grandes desafios de uma startup é criar uma marca identificável por seus consumidores e reconhecida pelo mercado. A marca não se refere somente ao produto. É um emblema de toda a empresa e carrega em si outros elementos, como sintonia com as tendências, gestão profissional e valores. As startups não têm condições de realizar campanhas caras para comunicar isso ao mercado, mas podem construir sua marca utilizando mão de obra própria e ferramentas de baixo ou nenhum custo.

O desenvolvedor, designer e produtor musical Willie Peña elenca quatro passos para construir a marca de uma startup com poucos recursos.

1. Faça pesquisa de mercado
Ao identificar as tendências e as preferências dos consumidores, a startup pode gerenciar sua imagem de forma ativa. Por exemplo, em eventuais mudanças no mercado, quem estiver atualizado em relação às novidades estará um passo à frente da concorrência. Essa pesquisa deve ser feita pela própria startup, que pode utilizar redes sociais, aplicativos específicos, grupos de discussão com consumidores, estudos prévios e até a lista de e-mail. O importante é dialogar com pessoas para as quais o produto ou serviço seja relevante.

2. Alinhe a voz do seu negócio com a do mercado
Sabendo das movimentações do mercado, a empresa se posiciona como pioneira e autoridade no setor em que atua, antevendo as tendências e saindo na frente da concorrência. Segundo Peña, para ter essa vantagem, o empreendedor deve se perguntar:
- O que é valor para a minha audiência?
- Que valores extras a empresa oferece em relação à concorrência?
- Que problemas meu produto pode solucionar?
- O que meu público considera como qualidade?

3. Institua valores para todos os aspectos do negócio
Todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação em redes sociais, sites e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e consumidores. Por causa da internet e das redes sociais, as empresas que não têm valores sólidos acabam sendo denunciadas e denegridas em algum momento.

4. Aproveite as possibilidades baratas de marketing
Blogs: são uma forma de o público interagir com a startup e uma ótima plataforma para a empresa disseminar seus valores e anunciar seus diferenciais.
Publicações locais: Peña sugere a contratação de jornalistas freelancers ou de uma assessoria de imprensa para chegar a veículos de comunicação que cubram a localidade onde a startup está baseada.
Fidelidade e depoimentos: como o boca a boca é gratuito e será sempre uma das ferramentas mais poderosas de marketing, a startup pode criar programas de fidelidade e publicar o depoimento dos clientes satisfeitos em sua comunicação.

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