quarta-feira, 19 de junho de 2013

5 dicas de marketing com baixo custo para PMEs

Fonte: D Loja Virtual  (adaptado)




Toda empresa vive de lucro, mas para isso, é necessário vender. De acordo com Guilherme Evangelista, empreendedor e especialista em Marketing de Varejo, para as PMEs o cenário é mais crítico, pois, muitas vezes, existem verbas muito pequenas para estas aplicações e errar pode ser fatal devido ao pequeno fluxo de caixa.
Confira cinco dicas fundamentais de como começar a organizar o marketing da sua empresa, gastando pouco.

1) Pesquise. Descubra quem é seu cliente, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. Sabendo disso não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa.

2) Divulgue. Hoje em dia existem dezenas de meios de divulgação, alguns inclusive têm menores custos, como panfletos e jornais de bairro. Você também pode utilizar jornais de grande circulação, rádio ou até mesmo televisão. Estes últimos demandam maior investimento, mas quando bem produzidos e direcionados ao seu público corretamente, trarão alto retorno.

3) Atenda bem. Esse é um ponto controverso da maioria das empresas. Muitas investem quase todos os recursos em produtos, pesquisa e divulgação, mas quando um novo cliente ou até mesmo consumidor fiel precisa da sua empresa eles são atendidos por pessoas de baixa qualificação ou remuneração. Qualifique, remunere bem e exija alto desempenho do seu atendimento, mesmo que seja da sua telefonista ou secretária.

4) Transforme seus produtos em serviços. Hoje não basta mais ter um bom produto, é necessário que se entregue ao cliente algo a mais. Surpreenda! Existem diversas formas de ser feito. São várias opções, como: instalações gratuitas, manutenções preventivas, melhorias gratuitas e tudo que fará seu cliente ser surpreendido de tempos em tempos e nem imaginar em trocar de fornecedor.

5) Tenha presença digital. O Brasil talvez não tenha o maior número de internautas do mundo em relação a sua população, mas com certeza é o um dos países mais apaixonados por internet. Esqueça o preconceito! Ainda engatinhamos neste meio e quem já inseriu sua empresa no mundo digital já começa a colher os frutos. Mídias tradicionais e catálogos já estão migrando. A lista telefônica vai diminuindo enquanto buscadores como o Bing crescem.
Mas um detalhe: sites como conhecemos estão com os dias contados. Atualmente, as plataformas sociais oferecem espaços para manter a marca da sua empresa fazendo sua divulgação e o melhor, promovendo o relacionamento com o cliente.

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