quinta-feira, 4 de abril de 2013

Microfranquias ganham espaço no mercado


03.04.2013 - Por Simone Guedes

Palestra em Minas Gerais mostra como o setor de franchising tem crescido no país
Belo Horizonte - De olho nas oportunidades do setor de franchising, micro e pequenas empresas mineiras estão buscando mais informações para se tornarem franqueadoras e expandir a própria marca. Para orientar os empreendedores sobre as novidades do mercado de franquias, o Sebrae em Minas Gerais promove a palestra Tendências para o Varejo e Franchising, no dia 11 de abril, às 19hs, na capital.

Durante a palestra serão discutidas as vantagens e desvantagens do setor de franquias, técnicas de avaliação para a escolha do melhor negócio e ainda tendências do setor apresentadas neste ano em dois dos mais importantes eventos internacionais do segmento: o National Retail Fair e a Internacional Franchise Associantion (IFA).

O evento também terá a participação do Diretor de Treinamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Juarez Leão, que irá falar sobre as perspectivas de mercado e como uma franquia bem administrada pode se tornar um empreendimento lucrativo.

A palestra Tendências para o Varejo e Franchising integra as ações do Projeto Minas Franquia, promovido pelo Sebrae no estado para estimular as micro e pequenas empresas com potencial de se tornar franquias. Criado em 2011, o projeto já possibilitou o lançamento de 11 microfranquias em Uberlândia e Belo Horizonte. Neste ano, 25 empresas de Montes Claros, Varginha e Juiz de Fora também irão participar do projeto. “Queremos revelar o potencial de empresas mineiras e fomentar a criação de novas franquias em cidades polos”, explica a analista de Acesso a Mercado do Sebrae em Minas Gerais, Alessandra Simões.

A VoZZuca Cafés Especiais é um dos negócios identificados pelo Sebrae de Uberlândia por meio do projeto Minas Franquia, que apresentou maturidade e potencial de mercado para expandir sua atuação no formato de franquias. A cafeteria pertence a João Luiz Maia, que começou a trabalhar cedo com café, junto ao pai, na indústria de torrefação da família.

Em menos de um ano, a VoZZuca já possui quatro unidades, três em Uberlândia, incluindo a matriz própria, e uma recém-inaugurada em Araguari. Além disso, o empresário já planeja a implantação do serviço delivery em toda a rede. Cada franquia da VoZZuca gera, em média, R$ 45 mil, e o retorno varia de 15% a 20% do faturamento bruto. Por dia, são cerca de 300 cafés expressos vendidos em cada loja. Para ser franqueado da VoZZuca Cafés Especiais, o investimento médio é de R$ 120 mil para quiosques e de R$ 230 mil para lojas de rua, dependendo do tamanho.

“Minha perspectiva é fechar o ano com oito unidades. Já estou negociando as vendas no Triângulo Mineiro, em Belo Horizonte e outros estados da região Sudeste, e estou estudando propostas de cinco candidatos”, planeja João Luiz.
Serviço:
Palestra Tendências para o Varejo e Franchising
11 de abril, às 19:00
Auditório do Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Inscrições: www.sebraemg.com.br
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9276

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário