segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conheça o e-consumidor



Pesquisa realizada em Março pelo E-Commerce News em parceria com a Netquest, releva melhor o perfil do e-consumidor.  Dados mostraram que 61% dos entrevistados acreditam que as compras realizadas pela internet são mais conscientes do que em lojas físicas.Em lojas físicas, a pesquisa revela que 57% das pessoas podem se sentir pressionadas pelo vendedor para adquirir um produto. Além desses dados, 43% dos entrevistados disseram se arrepender de uma compra feita em loja física. Isso quer dizer que compraram por impulso ou por interferência de alguém, o que acontece com bem menos frequência na compra online, pois 73% das pessoas costumam estar sozinhas nessas situações. Isso também pode ser justificado pelos números da pesquisa: 54% estão acompanhados quando compram em lojas físicas, já na loja online preferem comprar sozinhos, representando 73%.
Diante do perfil do e-consumidor e das pesquisas, autores discutem a necessidade ou não de se humanizar o e-commerce. A compra online tem se mostrado bastante objetiva, e os autores que defendem a humanização no atendimento alegam que o cliente precisa sentir-se atendido por quem conhece o que ele precisa e usa.Humanizar é criar entre a loja virtual e o cliente um ambiente de empatia.

Para isso, o lojista virtual pode utilizar algumas ferramentas como:
• Chat Online
• Customização da loja em períodos sazonais
• E-mails individualizados
• Contato pós-venda

Acesse o site do sebrae e leia mais sobre atendimento e vendas no ecommerce.

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