segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Revitalização beneficia cidades da região de Itapipoca



Objetivo do Sebrae é investir na infraestrutura e gestão dos pequenos negócios
Da Redação
Fortaleza - O Escritório do Sebrae no Ceará em Itapipoca, a 130 quilômetros da capital, em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas e prefeituras municipais da região, está desenvolvendo um trabalho voltado para a revitalização do comércio que poderá beneficiar, inicialmente, as cidades de Itapipoca, Itapagé, Itarema, Cruz e Trairi.

As primeiras reuniões de sensibilização aconteceram no final de 2012, quando foram apresentadas quatro metodologias a serem aplicadas: Revitalização do Varejista, Varejo Competitivo, Varejo Moderno e Central de Negócios. Todas as metodologias atendem a demandas específicas do varejo, porém a primeira delas, de Revitalização do Varejo, trabalha a qualificação de corredores comerciais, baseada na melhoria da infraestrutura, do visual e da gestão das empresas, implantando o conceito deshoppings a céu aberto, muito comum em centros onde o comércio é forte.

Diante da proposta, pelo menos dois municípios assumiram o desafio: Itapipoca e Itapajé. Conhecida como a cidade dos três climas - por ter, em seu território de 1.614 quilômetros quadrados, os climas do sertão, serra e praia - e apontada como a 12ª cidade mais rica do Ceará, Itapipoca tem no Comércio e Serviços mais da metade da sua geração de renda. Segundo o Presidente da CDL do município, Ednardo Sousa, as novas metodologias contribuem para a criação de um novo patamar de qualidade na infraestrutura do Centro da cidade. Principalmente no que se refere ao deslocamento urbano, à acessibilidade e ao ordenamento do trânsito.

Já na vizinha Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza, o projeto de Revitalização do Comércio já está em negociação com o poder público municipal e irá englobar também o mercado municipal e o Centro da cidade, onde estão dezenas de autônomos que receberão informações sobre formalização e as vantagens da adesão ao Microempreendedor Individual.

Para Jacob Bandeira, do Escritório do Sebrae em Itapipoca, as metodologias apresentadas aos municípios atendem às demandas cotidianas das empresas. “É preciso ressaltar que o Comércio e Serviços dessas cidades respondem por cerca de 80% do universo das empresas formais, o que demonstra que, se trabalharmos a gestão interna das empresas e a adequação da infraestrutura dos corredores comerciais, teremos aumento das vendas e, por conseqüência, a ampliação da atividade comercial, fomentando mais empregos e renda, fortalecendo a economia local”, prevê.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário