quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Use o Pinterest a favor do seu negócio

O Pinterest tem tudo para ser a praia na qual os varejistas encontrarão as condições ideais para surfá-la. É o que diz um estudo do eMarketer.

Image: businessinseder.com
Baseado em dados americanos, o eMarketer afirma que, em 2012, os varejistas já eram mais seguidos no Pinterest do que no Twitter ou no Facebook.

Outra pesquisa, elaborada pela Steelhouse também já indicava que 59% dos usuários do Pinterest compra algo que viram na rede contra apenas 33% dos usuários do Facebook.

Outro dado relevante, é que o ticket médio gerado pelo Pinterest, quando o usuário se encanta com a imagem de determinado produto e clica nela para fazer o caminho de volta ao site de origem e comprá-lo, é maior. Os usuários também gostam de recomendações, que está no cerne do social commerce.

Para que as empresas tirem proveito desse espaço para alanvancar os seus negócios, selecionamos algumas dicas. Confira!

1) Capriche nas imagens
O Pinterest é uma rede social de apelo totalmente visual. Dentre tantas imagens bem produzidas, as suas não podem ser diferentes! Não importa o segmento em que trabalha, seja criativo e atrativo.

"Imagens vibrantes, bem iluminadas e com composições interessantes capturam a atenção de quem as vê", diz Phil Rampulla, fundador do The Material Group, um estúdio de desenvolvimento e design interativo. Ele também aconselha a usar "uma composição vertical, já que o layout de navegação atual do Pinterest favorece as imagens verticais".

2) Seja postado
Adicione um botão "Pin it" às páginas de seus produtos para que visitantes e clientes possam postá-los no Pinterest. Além disso, implemente um botão "Seguir no Pinterest" em seu website, juntamente com os botões do Facebook, Twitter e Google+. E finalmente, instale um botão "Pin it" na barra de ferramentas de seu navegador (ou no navegador dos funcionários que estarão encarregadas do Pinterest) para poder postar imagens com facilidade.

Observação: Todos os botões podem ser encontrados na página Goodies do Pinterest e são fáceis de instalar.

3) Lance produtos, dite tendências
Se o seu negócio for um e-commerce, por exemplo, por que não categorizar em painéis (como se fossem pastas) as imagens de produtos em destaque? Ou então, se o seu foco for moda, você pode criar estilos, modelos de vestimentas para o dia-a-dia e postar em painéis distintos: Noite, dia, férias etc.

4) Aposte no compartilhamento
Apesar do número de usuários estar crescendo cada vez mais, sabemos que nem todos fazem parte desta “nova rede”. Por isso, aposte no engajamento entre sua marca e os usuários. Através do Pinterest, é possível também dar “RT” ou “Like” nas imagens. Além disso, usuários que derem “Pin” na sua imagem estarão divulgando para pessoas da rede dele. Uma forma a mais de divulgar um determinado produto.

Siga, curta e poste imagens de outros usuários. "Como qualquer outra rede social, a sua conta do Pinterest depende do envolvimento contínuo para crescer e prosperar", observa Kaylor. Por isso, é importante seguir os seus clientes e clientes potenciais, além de curtir e postar as imagens que combinam com a sua marca e a sua imagem.

5) Não se esqueça de incluir sua URL
Inclua também o nome e os preços dos itens na descrição, assim como algumas palavras-chave, "pois isso ajuda em termos de SEO, e facilita a vida de quem já está pronto para fazer a compra", diz Jayne Drew, sócia da Smashing Golf & Tennis, uma empresa de equipamento e vestuário de golfe que usa o Pinterest como parte do seu plano de marketing em mídias sociais (visite o mural da marca) e que vem experimentando bons resultados. Mas lembre-se: "ao vender um produto no Pinterest, você deve ser sutil, pois os usuários têm aversão à publicidade óbvia demais".

6) Segmente
Aposte na segmentação! Quanto mais específico for o conteúdo que você for divulgar para seu público, maior será sua chance de sucesso.

"Se categorizar cada página ou postagem, mais pessoas verão as suas postagens, e se mais pessoas se interessarem pelas suas postagens, você terá mais seguidores", diz Sam Delijani, proprietária da joalheria e loja online DeBebians, cujo site do Pinterest tornou-se um dos principais referenciadores da loja, após apenas do Facebook. Por exemplo: "vejo muita gente postando itens relacionados a casamentos, mas não incluem a página na categoria adequada. Isso não é lá muito inteligente".

7) Descubra quem está postando as suas imagens, e o que a concorrência e seus clientes estão postando
"Toda empresa deveria usar o Pinterest como ferramenta de inteligência competitiva, para ver não apenas o que os concorrentes estão postando, mas também o que os usuários estão postando dos sites dos concorrentes", afirma Tricia Meyer, consultora de marketing especializada em marketing afiliado na MeyerTech, LLC.

Para descobrir quem está postando as imagens de quem, simplesmente digite "http://pinterest.com/source/WEBSITEURL/" (substituindo "WEBSITEURL" pela URL do site que deseja investigar) em seu navegador.


Fontes: IDGNow, CIO - estratégias de negócios para TI e lideres corporativos, eComm Web Service.

3 comentários:

  1. Olá,

    Sou da assessoria de imprensa da NewAge Software, desenvolvedora da
    solução de gestão online Omie, voltada a pequenos e médios empresários.
    (www.omie.com.br)
    A companhia tem como causa defender e estimular o empreendedorismo no
    Brasil, e por acreditar que seu blog e você também atuam em prol dessa
    mesma causa, gostaria de iniciar um relacionamento que será pautado na
    troca de informações sobre esse segmento e assuntos relacionados.
    Inicialmente, queria presenteá-lo (a) com um pequeno brinde. Para tanto,
    você poderia nos fornecer seu endereço, por favor?
    Desde já, agradeço a confiança e me coloco à disposição para troca
    de ideias, sugestões de pautas, fornecimento de dados etc.
    Um abraço e Feliz 2013!

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  2. Muito bom o artigo, queria dizer que a divulgação na internet está crescendo muito, e tem muitos sites nesse ramo assim como: Kekanto , Vale Buscar e Foursquare

    Acredito que vale a pena divulgar seu negocio na internet.
    Abraço,

    Carlos

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    Respostas
    1. Olá Carlos,

      A divulgação na internet está mesmo em alta.
      Boa dica sobre outras redes sociais que também são interessantes para o empreendedor!

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