quinta-feira, 8 de novembro de 2012

5 estratégias para falarem bem do seu negócio

O boca a boca pode ajudar a sua pequena empresa a crescer e a clientela aumenta

Foto: Getty Images/Allison Joyce
 Quais são as estratégias para os clientes falarem do meu negócio?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
 
A divulgação ‘boca a boca’ sempre foi uma das mais eficientes formas de comunicação é tem sua abrangência potencializada pelas redes sociais.

Pesquisas mostram que as opiniões das pessoas sobre uma empresa ou um produto têm muito mais relevância e influência no comportamento de potenciais clientes do que qualquer outra forma de comunicação, como anúncios e promoção de vendas. Para os clientes falarem bem da sua pequena empresa, através do ‘boca a boca’, algumas estratégias devem ser consideradas:

1) Busque excelência no produto ou serviço
Ter um excelente produto ou serviço é essencial. Sem produto bom, não há ‘boca a boca’ que funcione positivamente; pelo contrário, o ‘boca a boca’ será um potente divulgador negativo da empresa.

2) Tenha um programa de relacionamento eficiente
O segundo passo é ter um programa de relacionamento com os clientes. Uma empresa que surpreende é comentada; aquela que não faz mais do que o comum não se destaca, não é lembrada e nem comentada.

3) Defina o diferencial da empresa
Uma boa definição do diferencial de mercado da empresa é crucial. Boa reputação, boa imagem, alta satisfação dos clientes, bons produtos e uma marca conhecida são alguns dos ingredientes para fazer com que o ‘boca a boca’ funcione de forma positiva.

4) Monitore as opiniões dos clientes
A empresa não deve se esquecer de acompanhar a opinião que o cliente tem de seus produtos e ações no mercado. Monitorar as opiniões e garantir a satisfação é importante para que o ‘boca a boca’ ajude na divulgação.

5) Use bem as mídias digitais
Por último, deve-se pensar, também, em uma estratégia de utilização das mídias digitais. Hoje, a utilização das mídias digitais tem potencializado o impacto da comunicação ‘boca a boca’. Estar na rede não basta; é importante ter estratégia e saber como usar a rede a favor da divulgação da empresa e de seus produtos.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário