terça-feira, 30 de outubro de 2012

Loja de tapetes amplia mercado em Curitiba

Empresário consegue reverter situação de quase falência e inaugura mais três lojas

Foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem
Com dificuldade para pagar as parcelas do financiamento que havia tomado junto ao sistema financeiro, o empresário Carlos Guedes só enxergava uma saída: fechar a loja de tapetes aberta em 2002, quando ele se mudou de São Paulo (SP) para Curitiba (PR). A inadimplência comprometia a saúde financeira do empreendimento. 
 
Era o ano de 2006 e a história parecia se repetir. Antes disso, quando ainda morava na capital paulista, Guedes foi obrigado a fechar uma oficina mecânica pelas mesmas razões. Só que agora ele estava disposto a mudar a sorte da loja e resolveu acatar o conselho da esposa. “Ela tinha ouvido falar que o Sebrae ajudava empreendedores. Corri até lá e foi paixão à primeira vista”, conta ele sobre o início da relação com a instituição. 

Já na primeira consultoria o empresário levou um susto. Foi aconselhado a mudar o ponto da loja, que funcionava numa rua de difícil acesso. A mudança não estava nos seus planos, mas Guedes acatou a sugestão e oempreendimento foi para um endereço movimentado, vizinho a lojas de móveis e materiais de decoração. “Fiz o que o Sebrae falou e não é que deu certo? Em novo endereço, passei a vender mais”, relata. 

Mas não foi só isso. O empresário foi aconselhado a fazer o Empretec, seminário de uma semana ministrado pela instituição em forma de imersão para desenvolver comportamentos e características empreendedoras. Para Guedes, foi uma transformação. “Mudei a maneira de ver o negócio”, diz. 

Sob orientação do Sebrae, os funcionários passaram por reciclagem, a  loja ganhou um novo padrão visual e passou a se chamar Cia. do Tapete. O empresário frequentou outros cursos, como o Varejo Mais – mais venda, mais competitividade, voltado à melhoria do comércio varejista. “Depois dos cursos, mudei a forma de vender”, explica Carlos. 

Em 2008, pouco mais de 18 meses após ter procurado o Sebrae como última esperança para salvar o seu empreendimento, Carlos Guedes inaugurou a segunda loja de tapetes. No ano seguinte, 2009, veio a terceira e a quarta surgiu em 2011. Uma oficina para consertar e reparar os tapetes foi montada em outro endereço. As quatro lojas e a oficina empregam ao todo 28 pessoas. 

De olho no futuro, Carlos Guedes planeja transformar a Cia. do Tapete em pequeno atacado, capaz de fornecer tapetes para pequenos comércios da região metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e litoral. Os serviços de reparo dos tapetes já atendem a terceiros e os planos incluem a transformação da empresa numa franquia.  
40 anos
A trajetória desse e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br


Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae


Nenhum comentário:

Postar um comentário