quarta-feira, 31 de outubro de 2012

3 atitudes que barram a inovação na sua empresa

A acomodação faz com que muitos negócios não inovem e até parem de crescer
 
Foto: Stock.xnchg
3 atitudes que barram a inovação na sua empresa
Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação
 
A inovação não tem começo, meio e fim. Se sua empresa quer ser inovadora, ela precisa entrar em um movimento constante de atualizações. Algumas atitudes, no entanto, forçam o negócio a parar a de inovar.

Muitas empresas se dizem inovadoras no papel, mas, no fundo, não querem sair do lugar. É o famoso “deixa assim mesmo que está bom”.

1) Estagnação
Essa mentalidade de estagnação e insegurança é a principal inimiga da inovação. Enquanto as “janelas” não forem abertas, as pequenas empresas vão continuar olhando para o próprio nariz, míopes diante de uma concepção mais holística dos processos e do mundo.

2) Métricas defasadas
Ficar preso a métricas defasadas é outro ponto a se pensar. Se o pensamento das empresas continuar centrado no curto prazo e refém meramente dos resultados financeiros, a inovação vai ficar esperando na porta.

3) Preconceitos
Há empresas que são, quase sempre, contra ideias de pessoas jovens, contra o novo, o intuitivo, o subjetivo. Ou seja, contra tudo aquilo que não decorre de metodologias e frameworks teóricos. Basta arejar a mente e o coração e praticar aquilo que se prega. A inovação será consequência.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário