segunda-feira, 21 de maio de 2012

Varejista: mire a juventude!

Quer saber o que pensam os futuros consumidores de sua loja? Vá para o Facebook. É nas redes sociais que se encontram os clientes do varejo dos próximos anos. 

Foto: Divulgação
"Eles informam seus gostos e interesses nas redes sociais, principalmente no Facebook, deixando claro o que querem e como querem”, explica o especialista Mike Walsh, CEO da Tomorrow, que presta consultoria a empresas de todo mundo sobre demandas futuras.

“É preciso que os empresários do segmento prestem atenção nesse público e se adaptem à nova realidade que já vem se moldando há algum tempo", completa Walsh, que participou do Linx Retail Forum, evento promovido pelo Grupo Linx na última quarta-feira (16), no espaço Villa Noah, em São Paulo.

Mas Walsh também alertou que não basta colocar um site na internet para atrair os jovens. É preciso adequar as formas de fazer negócio com mudanças culturais e tecnológicas, sempre levando em conta que essa geração já nasceu na era da informática, com alta interatividade e inúmeras opções de escolha, precisando ser conquistada logo na primeira exposição.

"É necessário fazer uma imersão no mundo deles, manter-se a par das mudanças de tendências e comportamentos desse grupo e promover adaptação frequente do negócio de modo a ter condições de atender a demanda e não ficar para trás - seu data center será seu melhor empregado".

Ele foi além e até mesmo questionou os empresários presentes se suas empresas estavam buscando entender os processos de varejo no futuro ou se mantendo firmes ao modo de trabalho atual - para Walsh, com as informações que temos hoje sobre o inevitável trajeto varejista, ninguém pode se dar ao luxo de deixar os clientes do futuro surpreenderem.

E às vezes será necessário ser experimentalista e arriscar. "É importante apostar no diferente de vez em quando, com os dados das preferências dos clientes que se coleta", conclui.

Presidentes, diretores e demais executivos responsáveis pela gestão empresarial dos diversos setores varejistas puderam discutir estratégias de TI, melhores práticas do mercado e tendências no Linx Retail Forum.

Fonte: Revista no Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário