quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Empresa sustentável: lavanderia verde

Autor: Martha Mendes

O projeto Atitude Eco Lavasecco, implantado em 2008 pela empresa Lavasecco, de serviços de limpeza e conservação, venceu a quinta edição do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Pequenas Empresas, com a proposta de repensar o uso de itens não recicláveis dentro de uma lavanderia e substitui-los por outros que causam menos impacto ao meio ambiente.

O primeiro passo foi substituir, como teste, em uma de suas unidades (em 2008 eram 11), o porta-ticket de plástico, que é entregue ao cliente com o comprovante de itens deixados na loja, pelo confeccionado em papel reciclado. A aceitação foi tão grande que, no mês seguinte, todas as outras lojas também implantaram a nova versão do envelope. Em pouco tempo, a Lavasecco tirou de circulação cerca de 10 mil porta-tickets de plástico por mês.

Para expandir o projeto, ainda em 2008, a empresa pensou em substituir as embalagens plásticas que acondicionam todas as peças por embalagens feitas com plástico oxibiodegradável. No entanto, o custo para a Lavasecco aumentaria em 30%, inviabilizando a proposta na época. Foi aí que surgiu a ideia de, pelo menos, reduzir o uso do plástico convencional, acondicionando várias peças em uma só embalagem.

Campanha de conscientização

Deu-se início, então, à campanha “Atitude Eco: a Lavasecco cuida das suas roupas sem descuidar do nosso planeta”, que ajudou a conscientizar funcionários e clientes sobre a importância da ação, mostrando que é possível restringir o consumo das embalagens plásticas sem interferir na qualidade do serviço prestado.

A empresa investiu em treinamento de funcionários e em produção de filipetas e banners para promover o uso consciente do produto. A exceção à iniciativa são as camisas, sempre embaladas uma a uma, ou casos em que o cliente exigir. A ação permitiu reduzir, em todas as unidades, 15% da utilização do material por mês.

Em 2009, foi implantado o sistema de sacolas retornáveis, fabricadas com tecido feitos de garrafas pet, oferecidas aos clientes que entregam 10 ou mais peças por vez ou aos que têm o Cartão Speciale da Lavasecco. Mais uma vez, a lavanderia investiu em campanha de conscientização, denominada “Atitude Eco Lavasecco: Vamos fazer a nossa parte para a preservação do meio ambiente, apoiando o consumo consciente através da redução do uso de sacolas plásticas”.

No mesmo ano, os cabides feitos de arame e plástico começaram a ser substituídos pela versão ecológica feita de papel reciclado com gancho de poliestireno (plástico reciclado). Até 2010, a empresa conseguiu retirar do mercado, aproximadamente, 40 mil cabides de arame por mês.

A Lavasecco é uma empresa paulista, fundada em 2005, e tem 14 unidades, sendo seis próprias e oito franquias. Hoje, é reconhecida pela atitude inovadora no segmento de lavanderias e tem como proposta dar continuidade ao projeto, buscando, cada vez mais, alternativas sustentáveis para o setor.

Sobre o Prêmio

O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo é promovido a cada dois anos pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (GVcev). Em sua quinta edição, realizada em 2010, recebeu 67 projetos inscritos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil, divididos nos mais diversos portes e segmentos. Os projetos foram publicados no Banco de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário