quinta-feira, 14 de julho de 2011

Missões disseminam boas práticas do varejo para empresários do PR

Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, parceria do Sebrae/PR e Fecomércio/PR, organiza missões técnicas para Curitiba, São Paulo e Nova York


Curitiba, São Paulo e Nova York. Esses são os destinos das três missões técnicas empresariais programadas pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR para acontecer no segundo semestre de 2011. As missões, duas nacionais e uma internacional, fazem parte do Programa VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade e são voltadas para empresários de micro e pequenas empresas do setor varejista do Paraná. A programação das visitas permite que os participantes conheçam inovações e experiências de sucesso.

O coordenador estadual do Setor de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que a escolha por Curitiba deve-se ao fato de a capital paranaense possuir um ambiente e condições favoráveis ao empreendedorismo e abrigar bons exemplos de empresas que são referências no varejo. “A missão a Curitiba (de 28 a 31 de agosto) funciona com dois propósitos: trazer empresários de outras localidades para que conheçam lojas-referência no varejo e reconhecer as boas iniciativas que temos no Estado”, explica.

São Paulo, segundo o coordenador estadual, não poderia ficar fora do roteiro articulado pelo Sebrae/PR e Fecomércio/PR porque é a maior capital da América do Sul e tem uma participação expressiva no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, mais de 12% do total. “Por concentrar condições favoráveis, São Paulo recebe, antes que qualquer outra cidade, toda e qualquer iniciativa inovadora. Os empresários do Paraná precisam conhecer (de 23 a 26 de outubro) as iniciativas que nascem na capital paulista”, observa Dalquano Junior.

Este é o terceiro ano que as entidades promovem missão técnica internacional do comércio e esta será a primeira vez que um grupo de empresários do Paraná irá visitar Nova York, nos Estados Unidos, de 17 a 24 de setembro. A metrópole é um dos mais importantes centros de negócios internacionais, dita tendências e é referência mundial em varejo. Nas edições anteriores, o destino da missão foi Orlando e Miami, ambas nos Estados Unidos.

“Uma das razões da missão internacional é levar os empresários a terem uma visão internacional de modo que possam repensar as estratégias e operações da empresa. Neste ano, os participantes poderão conferir, entre outras novidades, como funcionam as flagship stores, que são as lojas para experimentação e compras”, adianta Dalquano Junior.

Conhecimento de novos produtos, mercados, tecnologias e processos, avaliação do potencial de seus produtos e serviços e a descoberta de novas oportunidades para as empresas são alguns resultados obtidos pelos que optam por participar de uma missão técnica.

“Por meio das visitas, que contam com 15 a 20 participantes em média por missão, os lojistas conhecem práticas que podem ser aplicadas em suas empresas, podendo observar desde o layout dos locais visitados até a distribuição de mercadorias, uso de tecnologia e métodos de gestão que funcionam. Vale muito a pena dedicar o tempo para sair da zona de conforto, ter acesso a informações exclusivas e ganhar diferencial de mercado”, avalia Dalquano Junior.

Durante as missões, os empresários paranaenses visitam organizações acompanhados de consultores do Sebrae/PR e da Fecomércio/PR. Ao final de cada dia de visita, é realizado um workshop no qual as informações são assimiladas e transformadas em ações pontuais que gerem benefícios para a gestão das empresas.

Modelo

A empresária Alceni Koch Liston, da Auto Mecânica União, participou em 2010, da missão internacional com destino a Orlando. Ficou tão satisfeita com os resultados, que decidiu viajar novamente em 2011. Ela já está inscrita na missão para Nova York e espera trazer novas ideias para seu negócio com sede em Curitiba, como fez na última edição.

“O que mais me impressionou foi a forma como os americanos trabalham, focados em processos, clientes e qualidade. Mudei a metodologia de atendimento ao cliente em minha empresa. Agora, cada vendedor é responsável pelo atendimento inicial e final ao cliente, desde ajudá-lo a encontrar o produto, providenciar a embalagem e até mesmo o recebimento do pagamento. Isso acelera o atendimento e aumentou a satisfação do nosso público.”

Datas

A Missão Técnica do Varejo, com destino a Curitiba, acontece de 28 a 31 de agosto. A Missão para São Paulo será realizada de 23 a 26 de outubro e a Missão para Nova York ocorre entre os dias 17 a 24 de setembro. Para registrar o funcionamento de cada missão técnica empresarial, o Sebrae/PR mantém blogues nos quais são postadas informações e impressões sobre cada empreendimento visitado. Confira os endereços:

Missão Curitiba - http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaocuritiba
Missão São Paulo - http://www.sebraepr.com.br/blogs/blog/missaosaopaulo
Missão Internacional - http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaointernacional

Vagas limitadas
Ainda há vagas para as missões técnicas do Sebrae/PR e Fecomércio/PR. Para a missão internacional, o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR orientam que os empresários interessados em participar estejam em dia com o passaporte e com o visto do governo dos Estados Unidos. O empresário interessado deve ficar atento às datas das viagens.

Para inscrições e informações sobre os valores referentes a cada uma das missões, os empresários podem ligar para o telefone (41) 30287-8075 ou acessar o endereço www.sebraepr.com.br/varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário